Segundo a tradição
clássica da filosofia ocidental, o primeiro teórico a formular um pensamento
mais sistemático fundado em bases racionais foi o grego Tales (cerca de 625 A.C.
– 558 A.C.). Sendo o fundador dessa nova forma de pensar, ele é considerado o
primeiro filósofo de que se tem notícia, inaugurando a linhagem filosófica dos
pré-socráticos.
Tales foi matemático,
astrônomo, negociante e herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos, por
exemplo, a matemática egípcia e a astronomia babilônica. As principais
referências que temos a seu respeito vêm do filósofo Aristóteles.Tales
inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores “físicos”: filósofos que
buscavam entender e explicar a origem da physis (palavra grega traduzida como natureza, também dá a ideia
de origem, movimento e transformação de todas as coisas).
Segundo Tales, a origem de
todas as coisas estava na água: quando densa, transformaria-se em terra; quando
aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido,
garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucos
novas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo.
No momento em
que as ideias de Tales foram criadas, os pensamentos racional e filosófico
ainda eram bastante povoados por elementos mágicos e mitológicos. Para um grego
antigo, a ideia de que uma coisa simples como a água pudesse se transformar em
outra coisa não era absurda.
O grande mérito de Tales,
na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que,
pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente
racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.
Tales pode ser tido também
como o pai da filosofia unitarista e que teria seu maior expoente na figura de
Heráclito de Éfeso. Tales, Anaximandro e Anaxímenes formaram o trio da
chamada Escola de Mileto e ficaram conhecidos como os physiologoi (estudiosos da physis). Era o início da
filosofia e do esforço humano em compreender o espetáculo da existência a
partir da racionalidade.
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